quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Canibais aceitam a Cristo e abandonam antigos rituais


Existe um grupo de pessoas que vive no leste da Ásia do Sudeste, cujo nome significa “povo do vale do sol”. Os Ketning são conhecidos por praticar canibalismo, exercício de magia negra, participação em assassinatos por vingança, venerando antepassados e participando de animismo.
No entanto, existem mais de 15 mil Ketning têm uma notável história de transformação, pelo Evangelho, com a ajuda da empresa de sementes.
Os primeiros esforços entre os evangélicos começaram Ketengban em meados dos anos 70. O povo recebeu o primeiro Novo Testamento em 1983. Hoje, cerca de 75% são cristãos, porque a Palavra de Deus tornou-se acessível a eles. Agora, não existem práticas animistas, sincretismo em sua comunidade.
Mas, tornou-se cada vez mais evidente que esses novos cristãos precisam do Antigo Testamento para compreender o contexto do Novo Testamento e se aprofundar no estudo da Palavra de Deus.
Em 2008, os pastores começaram a pedir ajuda na tradução de trechos mais importantes do Velho Testamento. A parceria com ministérios estabeleceu novas instalações para este trabalho.
Como resultado, a equipe completou as partes finais de diversos livros do Velho Testamento, e espera concluir todo o projeto em 2013. Eles também fizeram grandes avanços no culto e terminou recentemente a tradução dos hinos no idioma Ketning.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alto nível e discussão de propostas marcam debate para o Senado - Prof. Albione Souza ao Senado




Prof. Albione Souza - Debate na Rádio Sociedade - candidatos ao Senado
Em clima de cordialidade e muito respeito, os cinco candidatos ao Senado Federal participaram do debate da Rádio Sociedade da Bahia, nesta terça-feira (21), e trataram de assuntos importantes para população baiana. Sob a mediação do apresentador do programa Sociedade Alerta, Adelson Carvalho, os candidatos José Ronaldo (DEM), Walter Pinheiro (PT), Luis Carlos França (PSOL), Albione Souza (PSTU) e Edvaldo Brito (PTB) estiveram reunidos por cerca de duas horas e debateram temas como saúde, educação e segurança pública.

No primeiro bloco, os postulantes ao Senado escolheram, de forma aleatória, um envelope no qual havia um tema pré-estabelecido. Durante dois minutos, cada candidato falou sobre um assunto específico e apresentou suas propostas.
José Ronaldo falou da geração de emprego e renda e criticou a performance do governo Wagner nesse quesito. Edvaldo Brito abordou questões relativas à saúde e cobrou maior assistência e participação do governo do Estado nos hospitais e Santas Casas de Misericórdia. O déficit habitacional de 510 mil famílias na Bahia foi destacado por Albione Souza, que sorteou o tema moradia. Por último, o socialista Luís Carlos França protestou contra a forma como os professores têm sido tratados pelo governo Wagner e criticou a falta de investimentos em educação.
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, em ordem definida por sorteio, com tema livre. Ainda sem a presença de Walter Pinheiro, que por compromissos de campanha chegou apenas no terceiro bloco, os candidatos José Ronaldo e Edvaldo Brito apresentaram suas propostas para a educação. O ex-prefeito de Feira de Santana considerou insuficiente o número de escolas técnicas construídas pelo governo Wagner e atacou o corte de salários dos professores grevistas. O petebista, por sua vez, prometeu criar uma lei de responsabilidade educacional para punir, com a perda de mandato, os governantes que não destinarem os recursos definidos pela Constituição para o setor.
A dupla socialista Albione e França também fez duras críticas ao governo Wagner, especialmente nas áreas de educação, propaganda, além da medidas de cooptação dos sindicatos. Para ambos, é preciso investir muito mais na qualificação dos professores, gastar menos com publicidade estatal e reorganizar os sindicatos para torná-los independentes.
Já com a presença do petista Walter Pinheiro nos estúdios da Rádio Sociedade, os ânimos se exaltaram e os ataques ao governo federal e estadual dominaram o restante do debate. Durante o terceiro bloco, José Ronaldo (DEM) comparou o número de escolas técnicas construídas na Bahia e do Espírito Santo – quatro contra dez - e disse que, mesmo com apoio do governo federal, Wagner não foi capaz de avançar nesta área. 


Em resposta, Walter Pinheiro garantiu que dezessete escolas técnicas serão inauguradas em todo estado nos próximos anos e criticou a gestação FHC, apoiada pelos Democratas, por não ter construído- escolas técnicas na Bahia durante os oito anos de mandato.
Os recentes escândalos envolvendo a ex-ministra da Casa Civil do governo federal, Erenice Guerra, também foram abordados pelos candidatos Edvaldo Brito e Luis França. O petebista afirmou que sempre teve um conduta voltada para defesa dos valores éticos e morais e prometeu, se eleito senador, não se submeter ao poder executivo. França disse que irá propor o fim do voto secreto no Senado e disparou contra candidatos do PT que tiveram os nomes envolvidos nos escândalos do mensalão e concorrem novamente a cargos públicos.
Os candidatos voltaram a se confrontar diretamente no quarto bloco. Luis Carlos França criticou o método carlista de fazer política e questionou Ronaldo sobre as propostas de reforma agrária. Em resposta, o democrata defendeu a reforma agrária e garantiu ter posições independentes das diretrizes do partido.
Questionado por Walter Pinheiro sobre os investimento a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, Edvaldo Brito comentou sobre a experiência vivida no último mundial e afirmou que como senador terá uma postura favorável aos eventos garantindo a chegada de recursos.
Ainda neste bloco, o candidato José Ronaldo (DEM) teve um pedido de resposta contra Albione Souza negado pela direção jurídica do debate.



Fonte: http://www.radiosociedadeam.com.br/capa/eleicoes2010/noticia.aspx?nid=57637

Prof. Albione Souza ao Senado - Debate na Rádio Sociedade, Salvador-BA

Albione, do PSTU, diz que tem boas expectativas para o debate
21/09/2010 15:53
O candidato do PSTU ao Senado Federal, Albione Souza, chegou há pouco na sede da Rádio Sociedade para o debate a ser realizado daqui a pouco, às 16h. "Tenho boas expectativas. Pretendo discutir nossos projetos e aproveitar a oportunidade para apresentar nossa perspectiva de gestão", afirmou.


Agora, falta apenas a chegada do candidato do PT, Walter Pinheiro. Segundo informações da assessoria, o petista estava em comício no município de Sento Sé e está vindo de avião para o debate.






Fonte: http://www.radiosociedadeam.com.br/capa/eleicoes2010/noticia.aspx?nid=57614

Senado - Prof. Albione Souza - Candidatos destacam formato democrático do debate

Candidatos destacam formato democrático do debate
21/09/2010 18:35




O debate entre os candidatos ao Senado promovido pela Rádio Sociedade na tarde desta terça-feira (21) foi um sucesso. Todos os participantes – Walter Pinheiro (PT), José Ronaldo (DEM), Edvaldo Brito (PTB), Luis Carlos França (PSOL) e Albione Souza (PSTU) – foram unânimes em destacar o caráter democrático do debate e o cuidado da direção da emissora em convidar todos os postulantes ao cargo, mesmo aqueles cujos partidos não têm representação na Câmara dos Deputados. Neste primeiro encontro – outro será realizado nesta quinta-feira (23), às 16h, com os demais candidatos – apenas Carlos Sampaio, do PCB, não compareceu por motivos pessoais.


Em entrevista ao repórter Wilton Matos logo após o fim do evento, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, parabenizou a Rádio Sociedade e avaliou de forma “muito positiva” o encontro. “Foi uma ótima oportunidade para falar das nossas propostas ao povo em um espaço verdadeiramente democrático. Todos os candidatos tiveram os mesmos direitos”, analisou. Albione Souza, por sua vez, agradeceu a chance de expor suas idéias e do seu partido, o PSTU. “Nosso partido quer construir um novo Brasil, com uma democracia popular e direta”, declarou.


O socialista Luis Carlos França, do PSOL, preferiu ressaltar o formato inovador do debate, que não privilegiou nenhum candidato. “A Rádio Sociedade garantiu o espaço para todos, inclusive aos partidos menores, ideológicos, que são frequentemente ignorados. Isso muda o regime do jogo daqui para frente”, disse.


O advogado tributarista e atual vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), também agradeceu a oportunidade e prometeu resgatar a dignidade do Senado, conhecida, segundo ele, como a casa de “Rui Barbosa, o maior baiano de todos os tempos”. Fazer as reformas tributária, política e educacional foram as principais propostas destacadas pelo petebista ao final do encontro.


Apesar de ter chegado somente no terceiro bloco do debate, o deputado federal Walter Pinheiro (PT) elogiou a iniciativa como forma de “dialogar com o povo baiano onde quer que ele esteja”. Se eleito, o petista garantiu que, além de apoiar o governo Lula, irá tomar medidas para retomar o papel do Senado e aproximá-lo da esfera civil


Fonte: http://www.radiosociedadeam.com.br/capa/eleicoes2010/noticia.aspx?nid=57636#

domingo, 19 de setembro de 2010

Pr. Silas Malafaia recebe carta de integrantes do PT e responde

                                Pr. Silas Malafaia recebe carta de integrantes do PT e responde


No programa Vitória em Cristo exibido no dia 11 de setembro deste ano, o pastor Silas Malafaia sugeriu que os telespectadores assistissem ao vídeo do Pr. Paschoal Piragine sobre as eleições 2010. Nele, Piragibe criticou o PT e pediu aos internautas para não votarem em nenhum candidato do partido.


A repercussão foi tão grande que, até o fim da tarde desta sexta-feira (17/09), o vídeo postado no youtube já havia sido assistido por mais de 1,6 milhão de pessoas. O fato motivou integrantes do Partido dos Trabalhadores a enviarem uma carta ao pastor Silas Malafaia, que respondeu de pronto.


Leia abaixo essa carta e, em seguida, a resposta do pastor Silas Malafaia:






CARTA ENVIADA POR INTEGRANTES DO PT


“Prezado Pr. Silas Malafaia


Graça e Paz!


Somos evangélicos e tomamos conhecimento da Vossa orientação no programa exibido em 11/09/2010, para que os expectadores assistissem ao vídeo do Pr. Paschoal Piragine, que pede aos cristãos não votar nos candidatos do Partido dos Trabalhadores do qual fazemos parte.


O Pr. Paschoal Piragine é bastante conhecido e o temos como uma pessoa íntegra que esteja considerando que as informações que possui contra o PT sejam realmente verdadeiras. Entretanto, trata-se de afirmações que não correspondem com a realidade.


Diante do conteúdo vídeo, gostaríamos de esclarecer que:


Não é verdade que um parlamentar do PT não pode descumprir uma deliberação coletiva do partido por uma questão religiosa ou de foro íntimo. Veja o que diz o inciso XV do art 13 do estatuto do PT:


“Art. 13. São direitos do filiado:
XV – excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, diante de
graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da
Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão
conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público.”


Não é verdade que deputados do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto. É verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, mas não houve expulsão. Em função desses problemas eles foram punidos pelo PT, o que os levou a mudarem de partido.


Não é verdade que o PT possui uma orientação pela legalização do aborto. Em seu IV Congresso, o PT modificou a resolução que falava de aborto e estabeleceu para o atual programa de governo da Dilma o seguinte texto: “Promover a saúde da mulher, os direitos sexuais e direitos reprodutivos: O Estado brasileiro reafirmará o direito das mulheres ao aborto nos casos já estabelecidos pela legislação vigente, dentro de um conceito de saúde pública”.


O Plano Nacional de Diretos humanos é elaborado pela sociedade por meio dos conselhos de diretos humanos com a participação do governo federal, mas não é uma novidade do governo Lula. O primeiro plano foi publicado através do Decreto número 1.904, de 13 de maio de 1996, e o segundo através do Decreto número 4.229, de 13 de maio de 2002. Em todos eles estão presentes assunto polêmicos ligados com a sexualidade. Diante disso seria um equívoco afirmar que todos os méritos e deméritos do PNDH 3 é de responsabilidade do governo Lula ou do PT.


O conteúdo apresentado no vídeo não corresponde, portanto, com a realidade do que está sendo defendido pelo PT. Podemos pegar os posicionamentos do PT e comparar com o conteúdo do vídeo e observaremos que não existe veracidade. Um exemplo bastante claro é a questão da pedofilia. Não conhecemos nenhum parlamentar, de nenhum partido político, ou algum grupo social que defenda a pedofilia. Atribuir uma acusação dessa natureza ao PT é de extrema injustiça.


Até o dia 13/09/2010 já houve mais de um milhão, duzentos e cinquenta mil acessos ao vídeo disponibilizado na internet. Diante desses fatos nos sentimos extremamente injustiçados e pedimos que os esclarecimentos fossem veiculados em seu próximo programa.


Desde já agradecemos um retorno.


Na Graça de Deus!


Gilmar Machado - Candidato a Deputado Federal – PT/MG – Igreja Batista Central de Uberlândia
Isaac Cunha - Candidato a Deputado Estadual – PT/BA – Primeira Igreja Batista
Joaquim Brito - Candidato a Vice-Governador de Ronaldo Lessa - PT/AL – Igreja Batista do Pinheiro
Walter Pinheiro - Candidato ao Senado – PT/BA – Igreja Batista da Pituba
Wasny de Roure - Candidato a Deputado Distrital – PT/DF – Igreja Batista do Lago Norte ”




RESPOSTA DO PR. SILAS MALAFAIA


“Sr. Geter Borges e Candidatos do PT,


Já que vocês me enviaram um e-mail apresentando defesa do Partido dos Trabalhadores em relação às questões que o pastor Paschoal Piragine levanta, gostaria de contraditar a argumentação de vocês. Antes de fazê-lo, quero deixar bem claro que não tenho restrições pessoais ao PT ou a qualquer outro partido. Os meus questionamentos têm a ver com os princípios que defendo, independente de partidos políticos. Esclareço também que sou amigo pessoal de Walter Pinheiro. Em duas eleições passadas, eu o ajudei. Já o citei várias vezes em meu programa de TV como exemplo de cristão na política. Ele tem a liberdade de usar a minha imagem na sua campanha, o que permito de maneira muito restrita a pouquíssimos candidatos.


Vamos aos fatos:


1. O deputado que saiu do PT, saiu por ter posição cristã contrária aos princípios do partido. E se não saísse, seria expulso.


2. O PT está na vanguarda da defesa do aborto e da PL 122. Estes são fatos reais, verdadeiros. Inclusive, no último dia antes do recesso parlamentar no senado no ano de 2009, se não fossem os senadores Magno Malta e Demóstenes Torres, a líder do PT teria aprovado na calada da noite, por voto de liderança, a PL 122. Isto é uma vergonha, e vocês querem que a liderança evangélica fique quieta!


3. O PNDH3 foi enviado ao congresso pelo Sr. Presidente da República no dia 21/12/2009, e a vergonha é que, nesse documento, em vários pontos, só houve recuo em alguma coisa devido à pressão violenta da igreja católica. O PNDH3, sim senhor, é responsabilidade do governo Lula e do PT.


4. Lamento dizer, mas a verdade absoluta é que os princípios cristãos são inegociáveis para nós. Quanto a isto, o PT está do outro lado. Quero ser franco e honesto: eu só não entrei de cabeça na campanha do Serra, porque também não vi nele garantias de respeito a esses princípios. Nas duas vezes em que fui convidado para participar de audiências públicas pela Comissão de Constituição e Justiça, na primeira vez, que foi sobre a questão do aborto, os deputados que estavam defendendo a legalização do mesmo, eram do PT. Na segunda vez, no Estatuto das Famílias, os deputados do PT estavam defendendo a inclusão dos homossexuais a fim de beneficiá-los na adoção de crianças. Esta é a verdade nua e crua.


Espero que, se Dilma ganhar, vocês que são cristãos não fiquem envergonhados, e não se calem diante de coisas que viram por aí, e que só o tempo poderá nos mostrar. Sinceramente, honestamente, gostaria de estar equivocado em relação às posições do PT. Não ficarei triste se o tempo mostrar que estou equivocado nestas questões, porque no tempo presente, elas são a realidade dos fatos.


Um forte abraço!


Na paz de Cristo,
Silas Lima Malafaia


Fonte: http://www.vitoriaemcristo.org/_gutenweb/_site/pg_noticias.cfm?cod_materia=291

terça-feira, 14 de setembro de 2010

PASTORES DA IGREJA FAMÍLIA DA GRAÇA - Comunidade Cristã

Pastores de Excelência!!!

DIVULGAÇÃO DE NOTA: PROF. ALBIONE SOUZA - SENADOR DOS TRABALHADORES - ELEIÇÕES 2010

Caro amigo,
divulgue a nota abaixo,
abraços,
Albione.

Amigos,


Na próxiama sexta feira, dia 17 de setembro,
o programa "Soluços ao Luar"apresentado por
Adenilson "Chita",entrevistará o prof. Albione.

Horário- 22 hs
Sintonia- 95.9 FM Livre de Ipiaú
Ouçam e Participem!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

ENCARANDO A TENTAÇÃO

A busca da realização do ideal Divino contra os princípios deste Mundo




 INTRODUÇÃO:


Jesus disse que o cristão é alguém que vive no mundo mas não é do mundo. Esta é uma das maiores conquistas de um cristão. No entanto nem sempre é uma realidade na vida de muitos deles, principalmente quando percebem que são sempre tentados a praticarem coisas que ferem sua piedade e devoção, levando-os a pecar e a se distanciarem daquilo que se constitui como ideal Divino para o homem.


Esta questão sugere algumas perguntas que precisam ser respondidas, como por exemplo: Que mundo é este? Qual é o ideal de Deus para o homem? Por que somos tentados? E ainda: Como somos tentados? É possível vencer a tentação?


"Mundo", seria, no contexto dessas palavras de Jesus, a sociedade, ou o sistema de valores que define a sociedade. Se é a sociedade, ela pode ser definida nos esteriótipos que ela apresenta hoje, e/ou deve-se entender todas as sociedades de todas as épocas a partir de Jesus, incluindo o seu contexto É o lugar onde nos deparamos com o produto de toda a degeneração do homem caído, em nosso contexto, consumista, erotizada, hedonista, pragmática e relativista.


Uma sociedade que se encontra numa transição, ou melhor, encruzilhada, na definição histórica do período em que vive, sem saber ao certo onde está e onde irá chegar, diante de tanta violência cometida contra si mesma. Uma sociedade globalizada que transforma o "tudo em nada e o nada em coisa inexistente", logo, ela marcha contra o princípio criador de Deus, que transforma o nada em tudo e faz com que tudo venha a existir pelo poder de sua palavra.


Qual é o ideal de Deus para o homem, e quando este ideal veio a existir, a partir do que? O homem pode viver esse ideal neste mundo?


É neste contexto que Jesus nos faz permanecer, e nEle estamos, acima de tudo, tendo que enfrentar este problema de frente, em busca da realização do ideal de Deus entre os homens.


1. DEFININDO O TERMO


Do grego “peirazo”, a palavra refere-se a tentação e também é usada para indicar provação. Tiago diz que Deus a ninguém tenta, logo a palavra que se identifica com o caráter de Deus é provação. Tentação está ligada ao diabo, o tentador, que visa denegrir o homem perante Deus. A provação visa santificar o homem para a glória de Deus.


2. A NATUREZA DA TENTAÇÃO


Durante a Sedução da tentação, é fácil racionalizar e culpar Deus de ser o seu autor. Não, conforme Tiago diz, Deus não tenta ninguém. Fazê-lo, seria completamente contrário à sua natureza, aos seus objetivos e à sua prática.


Quem tentou Adão e Eva, no jardim do Éden? Quem tentou Jesus durante quarenta dias no deserto? Satanás, o diabo, que é chamado de tentador. A velha serpente, e é nosso grande inimigo. Ele anda em derredor, rugindo como leão, procurando a quem possa tragar. E ele tem um padrão de tremendo sucesso – que teve êxito, até certo ponto, com todos os membros da raça humana.


Note bem isto: tentação não é pecado. Nunca poderia ser. A Bíblia diz: “Jesus foi tentado em tudo, mas sem pecado (Heb 4.15).


A nossa reação, a nossa resposta, determina se pecamos ou não. De fato, a tentação, em si própria, é uma das coisas mais fracas do mundo. Sozinha, ela é totalmente impotente. Para ter êxito, a tentação sempre necessita de um parceiro - alguém para concordar com ela, para dançar com ela, para abrir a porta para ela, para dar-lhe as boas-vindas.


Tiago escreve que somos tentados segundo a nossa própria cobiça ou concupiscência, que são os desejos ilícitos (Tg. 1:14). Isso acontece devido a situação em que se encontra a alma humana, num estado mau.


Ao criar o homem, Deus colocou nele a inteligência e a vontade para escolher servir e agradar ao próprio Deus. O estado da alma humana era um estado de bondade, de atração para o bem, para o certo.


A sua natureza era a natureza da semelhança e imagem de Deus, o necessário para ele ser feliz e realizado.


Harold Allens, escrevendo sobre ‘Psicoteologia”, disse que conforme o passar do tempo e aumentando as responsabilidades e necessidades do homem, Deus iria lhe ensinar novas coisas, iria lhe dar novas capacidades. Iria revelar-se mais ainda a ele. Infelizmente o homem não foi maduro o suficiente para aceitar o que era, e o que possuía, e, ainda, de não aguardar as novas revelações de Deus a ele.


A serpente, figura da influência do mal que tem sua raiz no coração de Lúcifer, e se materializa nos valores e conceitos do sistema, gerou ou criou dúvida, curiosidade e, por conseguinte, ansiedade no coração do homem de estado bom. Essa situação o levou a desobedecer uma ordem de Deus, houve então, um desequilíbrio total e fatal na natureza humana e em toda a criação. O homem agora estava maculado pelo pecado, que rebaixou a sua alma a um estado mau.


Sua vontade não era mais para agradar a Deus, mas sim para agradar a si mesmo. Sua atitude o separou de Deus, e agora teria que “se virar sozinho” para conseguir viver ou melhor sobreviver, o que gerou nele temor, aflição, angústia, mais dúvidas, desespero e ansiedade.


Sem a direção de Deus, sem ouvir a voz dEle, o homem passou a dar ouvidos à sua própria voz e à de Lúcifer, que falava e fala através dos valores e princípios da iniquidade, materializada nesta sociedade que se formou a partir da desobediência a Deus.


O ser humano então formou conceitos, criou necessidades, assumiu um estilo de sobrevivência de auto-realização, para satisfazer mais as suas dúvidas do que suas certezas, pois a única certeza que tinha era a de que Deus não estava na sua vida e por isso em suas realizações. Mas ainda havia restado um pouco de Deus no homem. Lá no fundo de sua alma ainda havia um espaço, um lugar que aguardava por uma intervenção divina, que viesse enaltecer a imagem e semelhança de Deus no homem caído.


Com muito esforço, o homem conseguiu enxergar a oportunidade, ainda que imperfeita e deficiente, de voltar a fazer a vontade de Deus. Quando isso aconteceu, ele chamou Deus para fazer parte da sua história, a partir da iniciativa do próprio Deus de escolher e se revelar a um povo (Israel).


Ainda assim a sua natureza permanecia má, e sua vontade continuava a pender para si mesmo, de modo que Deus providenciou uma Aliança na forma de Lei que iria nortear, dar rumo, àquele povo. Povo esse, aliás, que recebeu a missão de transmitir suas experiências com o próprio Deus e sua Lei a todo o mundo.


Essa Aliança de Deus com o homem na forma de uma Lei escrita era apenas uma figura de uma Lei mais abrangente e mais eficiente. Uma Lei que não só daria direção ao homem, mas que poderia de fato agir na alma mudando a sua natureza má, transformando-a novamente em uma natureza boa.


Deus então providenciou, antes da fundação dos tempos, o meio pelo qual o ser humano voltaria a ter sua vontade voltada para Ele, vivendo não mais segundo o seu próprio coração e nem segundo as sugestões de Lúcifer. Deus decidiu se tornar humano através do Filho, Jesus Cristo, que no derramar de sua vida, introduziu nos corações humanos uma nova aliança com o Pai.


Reconhecendo sua situação de pecado e aceitando a obra redentora de Cristo, o homem passa então a ser uma nova criatura, um novo homem, que conforme Paulo apóstolo, é criado em verdadeira justiça e santidade da parte de Deus.


Esse novo homem, de novo coração e alma regenerada, caminha para o alvo da soberana vocação de Deus em Cristo através da santificação contínua do Espírito Santo. Portanto ele precisa agora receber a direção de Deus para a sua vida, estabelecida em sua palavra - a Bíblia - e no mais aquilo que seria básico para sua sobrevivência em comunhão com o seu próximo. Como? Através do viver igreja.


A igreja é a comunidade dos discípulos de Jesus Cristo que adoram a Deus e anunciam o seu Reino ao mundo. Como comunidade, é o lugar onde as pessoas se relacionam em amor e são aperfeiçoadas pelo serviço voluntário através do Dom do Espírito Santo. Como discípulos de Jesus Cristo, é o lugar onde apreendem dEle, vivem por Ele, e aguardam o dia de irem para Ele. Que adoram a Deus, é o lugar onde expressam sua devoção, dependência e amor àquele que é a razão da existência de suas vidas. Que anunciam o seu reino, é o lugar de onde anunciam e dão testemunho, ao mundo, do governo de Deus revelado em Jesus Cristo como Senhor, Salvador e libertador.


Assumindo agora a sua nova vida em Cristo, o homem passa, então, a enfrentar a luta diária contra a sua própria vontade, que o texto de Tiago na versão Revista e Atualizada no Brasil, traduz como cobiça, e em outra versão é traduzida como concupiscência da carne.


Essa luta que agora se trava (antes não existia, pois fazíamos a nossa própria vontade) é mediada, pelo lado de Deus, ou seja, lado do bem, pelo Espírito Santo; e pelo lado do mal, pela carne que é inflamada pelo diabo , o tentador. É a luta que apóstolo Paulo travava quando dizia “Porque o que faço, não aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço...Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e , com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem”. Mas ele ainda diz em outro lugar: “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.”


Cinco coisas que você não pode e pode sobre a tentação:
1. Você não pode impedir as tentações de virem, mas pode decidir o que vai fazer com cada uma delas.
2. Você não pode impedir os pássaros de voarem sobre a sua cabeça, mas pode impedi-los de fazerem ninho em seus cabelos.
3. Você não pode impedir o diabo de cantar em seus ouvidos as suas cantinelas de encantamento, mas não precisa juntar-se a ele e cantar um dueto.
4. Você não pode impedir o diabo de expor suas mercadorias na vitrine, instando para que você as compre, mas você não tem de comprá-las.
5. Você não pode impedir o Diabo de se colocar à sua porta e de bater incessantemente. Mas você não precisa abrir a porta, pô-lo para dentro, aquecê-los,vesti-los e alimentá-los.


3. A AÇÃO DA TENTAÇÃO


a) A tentação é sempre para pecar


Pecado é o objetivo da tentação. Embora toda a tentação seja aparentemente inocente, o único propósito do diabo é levar você a pecar.
O objetivo do Diabo é opor-se ao maravilhoso plano de Deus para a sua vida, e neste objetivo sinistro e destruidor ele está totalmente empenhado.


b) A tentação apela para os seus desejos humanos


O apelo da tentação é sempre satisfazer uma necessidade legítima de maneira errada ou na hora errada. O desejo intrínseco, por si mesmo, é bom, querer satisfazê-lo é bom, mas quando e como é satisfeito faz a diferença. O bem ou o mal estão na maneira como essas necessidades são satisfeitas.


c) A tentação apela para o ponto mais fraco de sua vida


Todos nós temos uma fraqueza especial. Como estrategista argudo, o Diabo reúne as suas forças mais poderosas no ponto mais fraco da batalha. As nossas diferenças de temperamento, personalidade, fraquezas herdadas nos levam a reagir peculiarmente a diferentes tipos de tentação. Pedro teve a sua tentação especial, e, certamente Tomé também.


d) A tentação começa na mente


O órgão sexual mais importante é a mente. Um “caso” começa na mente, muito antes de terminar na cama. O pensamento é a fonte da ação. O corpo é o servo da mente. O pensamento determina o caráter. O nosso caráter é moldado na forma de nossa concentração


4. A AÇÃO DO TENTADOR


O diabo tenta o homem gerando dúvidas e despertando desejos no seu coração:
Gerando dúvidas e despertando desejo por aquilo que Deus diz ser proibido fazer, e que não é necessário ou altruísta ao homem mas que, na realidade se constitui numa fraqueza e cobiça no seu coração, fazendo com que ele desobedeça a Deus. Assim aconteceu com Eva, e assim o diabo tentou a Jesus.


O diabo faz uso ou se aproveita da natureza carnal, ou seja, do instinto egoístico do ser humano, para produzir em seu coração valores contrários aos valores de Deus.


Por exemplo: você pode ser realizado pelo fato de ter uma casa que lhe ofereça aconchego, privacidade e funcionalidade, mas o diabo infundiu na sociedade o conceito de que o homem só se realiza possuindo uma casa luxuosa, cheia de bens valiosos. O que acontece então, é que o diabo tentará colocar em seu coração o desejo de ter uma casa deste quilate. Você então passará a gerar esta possibilidade, e automaticamente poderá perder a singeleza de coração, se apegará aos bens materiais, provavelmente começará a fazer acepção de pessoas, poderá se tornar uma pessoa altiva, soberba orgulhosa, ciumenta e desumana.
Ora, Deus quer que tenhamos uma casa e ela pode ser a mais simples ou a mais requintada, contanto que ela não seja produto de um sentimento de cobrança da sociedade e nem seja adquirida sob os alicerces dos valores deste mundo, e que principalmente, não tire de você os princípios e valores do reino de Deus.
Algo simples e básico nem sempre é algo simplista e descaracterizado, como um carro que sai de fábrica sem o retrovisor do lado direito, sem o protetor do motor, sem o limpador traseiro, e sem outras peças a mais que não são superfulas, mas sim essenciais ao mais simples dos automóveis.


Simples e básico é aquilo que é necessário para você viver feliz e realizado, tendo suas necessidades básicas supridas, na perspectiva de Deus. Se para alguém, um computador em casa não faz falta para sua boa convivência e sobrevivência, então ele não entrará em crise só porque o outro que entende que o computador é necessário para a sua boa vivência, possui um “Top de linha” , e ele não tem. De igual modo é a questão do carro, da televisão, do vídeo, da roupa, etc.


Se o que tenho é suficiente e permite que eu exista com dignidade, alegria, com gratidão e devoção a Deus e em comunhão com meu próximo, então isso é o simples e básico para mim. Já dizia o autor Bíblico: “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”


O diabo trabalha se utilizando daquilo que 1 João 2:16 relata sobre a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.


Este tripé maquiavélico caracteriza o estado em que o homem vive na sociedade pós-moderna e das ideologias que estão por traz das propagandas, das organizações financeiras, do Estado, da política, da alta tecnologia, das guerras, dos filmes e novelas, etc. Tudo isto e muito mais, sendo promovido pelo marketing comercial, que se responsabiliza em produzir no subconsciente coletivo, o sentimento de necessidade das coisas.


Neste sistema mundano, não basta você ter um carro, ele tem que ser da “marca tal, da cor tal, 0km, que custa tanto, etc.”, pois o importante não é se ele pode transportar você com segurança , economia, e oferece um ótimo benefício. O Importante é o status que ele oferece, o carro, pode trazer, o prazer que pode proporcionar, “a onda que você pode tirar” (hedonismo).


Hoje em dia não basta ter um salário que dê para sobreviver com dignidade, “o bom é ser chefe”, mesmo que para isso seja preciso pisar nos outros, ser desonesto, e outras coisas piores (pragmatismo).


O diabo age fazendo com que o egocentrismo seja alimentado. É uma luta interior que precisa ser percebida naquilo que ele nos oferece ou sugestiona no exterior.


Jesus afirmou sede mansos como a pomba mas prudentes como a serpente. Não é uma questão de malícia, mas também não é de ingenuidade. É uma questão de sobriedade, algo muito bem entendido pelo apóstolo Paulo quando escrevendo a Tito disse: "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,..." Em outro lugar Pedro diz: "Sede sóbrios".


Jesus também disse: "Se teus olhos forem bons todo o teu corpo será bom, pois os olhos são a entrada do corpo".


É preciso ter consciência dos valores do Reino de Deus e, ter sobriedade e discernimento para perceber as artimanhas do inferno. É preciso refletir sobre nossas motivações: elas glorificam a Deus ou só satisfazem o nosso ego?


5. SUPERANDO A TENTAÇÃO


A Bíblia diz: “nem só de pão viverá o homem, mas sim de toda a palavra que procede da boca de Deus” (Mat.4:4). “Sede sóbrio e vigilante. O diabo vosso adversário anda ao derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resistir-lhe firme na fé...” (I Pedro 5:8 e 9). “Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mat. 6:33).


Jesus ainda disse: “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me”. A receita para vencer o diabo com suas tentações, o mundo com suas atrações, e a carne com seus desejos, é a renúncia do “eu” e o compromisso com Deus.


O princípio da renúncia nos ensina que o homem não é suficiente em si mesmo para superar as barreiras que o impede de ser moral e espiritualmente correto em seu relacionamento com o seu próximo e com Deus. E nos ensina que somente Deus pode proporcionar ao homem esta superação.


Três atitudes que se deve tomar em relação à tentação:


1. Anule-a, ficando de sobreaviso: Uma grande parte do poder da tentação está em sua estratégia de agir de surpresa.
2. Desenvolva uma consciência Bíblica: Mt 4.1-11
3. Descubra o segredo da vitória de Cristo: Obediência ao Pai, Cheio do Espírito Santo, saturado com a Palavra.


Conclusão:


As tentações que ecoam dentro da mente de um cristão não devem encontrar repouso em seu coração. Fomos libertos por Jesus Cristo de toda força do mal, do pecado e da carne, quando o recebemos como nosso Senhor e Salvador. Vivemos agora num processo de santificação que é efetivado pelo Espírito Santo: Ele nos aperfeiçoara até o dia de Cristo


Somos desafiados então a viver uma vida íntegra, de renúncia, simplicidade e compromisso com Deus, com atenção naquilo que diariamente se apresenta aos nossos olhos, para não cairmos em tentação.


O tentador já foi derrotado na cruz pelo Senhor Jesus, cabe a nós “resisti-lo na fé, nos sujeitando a Deus orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.”


Que possa ecoar sempre em nossa memória o texto sagrado supra citado que diz: “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei nem te desampararei.” (Heb. 13.5)


Referências Bibliográfica:

Amorese. Icabode.
Bonhofer. Tentação.
Caio. A síndrome de lúcifer.
Discipulado em profundidade.
Ferguson. Senhor, estou com um problema.
Foster. Sexo, dinheiro e poder.
Harold. Psicoteologia.
Hunt. A sedução do cristianismo.
Langston. Esboço de Teologia Sistemática.
Meyer. Doutrinas Bíblicas.
Romero. Evangélicos em crise.
Shedd. O Mundo, a carne e o diabo.
Stanley. Pós-modernismo.
Swindolls Firmando seus valores.
Vários. Como vencer a tentação.


--
Pr. André Santos de Almeida
Que Jesus seja o centro de todas as coisas

domingo, 5 de setembro de 2010

Estudo Bíblico: 22 Considerações sobre o Homem Espirítual !

Ser espiritual significa passar a dar prioridade as coisas espirituais, olhar para as coisas que são de cima, e entender que vivendo em relação espiritual com o Criados, automaticamente a vida material é tocada por Deus, de acordo com sua vontade….  Ser espiritual significa passar a dar prioridade as coisas espirituais, olhar para as coisas que são de cima, e entender que vivendo em relação espiritual com o Criados, automaticamente a vida material é tocada por Deus, de acordo com sua vontade.
Faremos um estudo de alguns textos bíblicos com o propósito de descobrir o que a Bíblia nos diz sobre o significado de ser espiritual,

1) O homem espiritual tem discernimento de coisas que o homem carnal jamais entenderá.


·I CORINTIOS 2.15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.

2) O homem espiritual entende que os ensinamentos bíblicos vêm de Deus, por isso os praticam.


·I CORINTIOS 14.37 Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.

3) O homem espiritual deve entender as coisas espiritualmente, e não da maneira natural dos homens.


COLOSSENSES 1.9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;


4) O homem espiritual se alimenta espiritualmente.  O ser espiritual também precisa ser tratado e crescer em “estatura”.  Como está sua saúde espiritual?


·I PEDRO 2.2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação,


5) O homem espiritual é “casa espiritual” para abrigar o Espírito Santo, e exercer o sacerdócio.  (homens e mulheres).  Os sacrifícios do homem espiritual são espirituais.


·I PEDRO 2.5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.

6) O homem espiritual não se ensoberbece, e não se mostra melhor do que os outros.  Ser humilde é garantir o reino dos céus.


·MATEUS 5.3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

7) O homem espiritual deve vigiar a sua carne.  Não basta apenas ser espiritual, mas o crente deve vigiar a carne.


·MATEUS 26.41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

8)8) O homem espiritual tem discernimento dos caminhos maliciosos do ímpio.


·MARCOS 2.8 Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações?

9) O homem espiritual segue o exemplo de autênticos homens de Deus.  O homem espiritual prega arrependimento.  Prepara o caminho para o Senhor.


LUCAS 1.17 irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.

10) Enquanto a alma engrandece ao Senhor, o espírito vai se alegrando em Deus.  (Quando o homem espiritual está triste, deve engrandecer a Deus, para que seu espírito se alegre em Deus)


·LUCAS 1.46,47 A Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;

11) O homem espiritual procura crescer espiritualmente, enquanto se prepara para cumprir o plano de Deus

.LUCAS 1.80 Ora, o menino crescia, e se robustecia em espírito; e habitava nos desertos até o dia da sua manifestação a Israel.

12) O homem espiritual sabe que morte não existe, pois um dia seu espírito estará diante de Deus  
·LUCAS 23.46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.  E, havendo dito isso, expirou.
·ATOS 7.59 Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.


13) Somente o homem espiritual consegue adorar a Deus de verdade.


JOÃO 4.23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

14) O homem espiritual não aceita o pecado da idolatria.


·ATOS 17.16 Enquanto Paulo os esperava em Atenas, revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos.

15) O homem espiritual ensina a palavra de Deus com precisão.  O homem espiritual muitas vezes precisa do Batismo no Espírito Santo.


·ATOS 18.25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João.

16) O homem espiritual é direcionado por Deus em seu caminho, independente de qual seja.


·ATOS 20.22 Agora, eis que eu, constrangido no meu espírito, vou a Jerusalém, não sabendo o que ali acontecerá,

17) O homem espiritual serve a Deus.


·ROMANOS 12.11 não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

18) O homem espiritual também pode ser alvo de Satanás.


·I CORINTIOS 5.5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

19) O homem espiritual é um só espírito com o Senhor 

I CORINTIOS 6.17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele.

20) O homem espiritual fala o “idioma espiritual”.


·I CORINTIOS
14.2 Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.
14.14.  Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero.
13.15.  O que fazer, pois?  Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
13.16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o amém sobre a tua ação de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes?

21) O homem espiritual recebe a graça de Deus 

·FILIPENSES 4.23 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.
·II TIMÓTEO 4.22 O Senhor seja com o teu espírito.  A graça seja convosco.

22) O homem espiritual enche-se do Espírito:

Falando sobre as coisas de Deus louvando a Deus com hinos louvando a Deus com cânticos espirituais Salmodiando ao Senhor no coração Agradecendo sempre a Deus em nome de Jesus Sujeitando-se aos irmãos no temor de Deus Efésios 5.18-21 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Autor: Pr.  Ricardo Ribeiro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...