quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alto nível e discussão de propostas marcam debate para o Senado - Prof. Albione Souza ao Senado




Prof. Albione Souza - Debate na Rádio Sociedade - candidatos ao Senado
Em clima de cordialidade e muito respeito, os cinco candidatos ao Senado Federal participaram do debate da Rádio Sociedade da Bahia, nesta terça-feira (21), e trataram de assuntos importantes para população baiana. Sob a mediação do apresentador do programa Sociedade Alerta, Adelson Carvalho, os candidatos José Ronaldo (DEM), Walter Pinheiro (PT), Luis Carlos França (PSOL), Albione Souza (PSTU) e Edvaldo Brito (PTB) estiveram reunidos por cerca de duas horas e debateram temas como saúde, educação e segurança pública.

No primeiro bloco, os postulantes ao Senado escolheram, de forma aleatória, um envelope no qual havia um tema pré-estabelecido. Durante dois minutos, cada candidato falou sobre um assunto específico e apresentou suas propostas.
José Ronaldo falou da geração de emprego e renda e criticou a performance do governo Wagner nesse quesito. Edvaldo Brito abordou questões relativas à saúde e cobrou maior assistência e participação do governo do Estado nos hospitais e Santas Casas de Misericórdia. O déficit habitacional de 510 mil famílias na Bahia foi destacado por Albione Souza, que sorteou o tema moradia. Por último, o socialista Luís Carlos França protestou contra a forma como os professores têm sido tratados pelo governo Wagner e criticou a falta de investimentos em educação.
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, em ordem definida por sorteio, com tema livre. Ainda sem a presença de Walter Pinheiro, que por compromissos de campanha chegou apenas no terceiro bloco, os candidatos José Ronaldo e Edvaldo Brito apresentaram suas propostas para a educação. O ex-prefeito de Feira de Santana considerou insuficiente o número de escolas técnicas construídas pelo governo Wagner e atacou o corte de salários dos professores grevistas. O petebista, por sua vez, prometeu criar uma lei de responsabilidade educacional para punir, com a perda de mandato, os governantes que não destinarem os recursos definidos pela Constituição para o setor.
A dupla socialista Albione e França também fez duras críticas ao governo Wagner, especialmente nas áreas de educação, propaganda, além da medidas de cooptação dos sindicatos. Para ambos, é preciso investir muito mais na qualificação dos professores, gastar menos com publicidade estatal e reorganizar os sindicatos para torná-los independentes.
Já com a presença do petista Walter Pinheiro nos estúdios da Rádio Sociedade, os ânimos se exaltaram e os ataques ao governo federal e estadual dominaram o restante do debate. Durante o terceiro bloco, José Ronaldo (DEM) comparou o número de escolas técnicas construídas na Bahia e do Espírito Santo – quatro contra dez - e disse que, mesmo com apoio do governo federal, Wagner não foi capaz de avançar nesta área. 


Em resposta, Walter Pinheiro garantiu que dezessete escolas técnicas serão inauguradas em todo estado nos próximos anos e criticou a gestação FHC, apoiada pelos Democratas, por não ter construído- escolas técnicas na Bahia durante os oito anos de mandato.
Os recentes escândalos envolvendo a ex-ministra da Casa Civil do governo federal, Erenice Guerra, também foram abordados pelos candidatos Edvaldo Brito e Luis França. O petebista afirmou que sempre teve um conduta voltada para defesa dos valores éticos e morais e prometeu, se eleito senador, não se submeter ao poder executivo. França disse que irá propor o fim do voto secreto no Senado e disparou contra candidatos do PT que tiveram os nomes envolvidos nos escândalos do mensalão e concorrem novamente a cargos públicos.
Os candidatos voltaram a se confrontar diretamente no quarto bloco. Luis Carlos França criticou o método carlista de fazer política e questionou Ronaldo sobre as propostas de reforma agrária. Em resposta, o democrata defendeu a reforma agrária e garantiu ter posições independentes das diretrizes do partido.
Questionado por Walter Pinheiro sobre os investimento a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, Edvaldo Brito comentou sobre a experiência vivida no último mundial e afirmou que como senador terá uma postura favorável aos eventos garantindo a chegada de recursos.
Ainda neste bloco, o candidato José Ronaldo (DEM) teve um pedido de resposta contra Albione Souza negado pela direção jurídica do debate.



Fonte: http://www.radiosociedadeam.com.br/capa/eleicoes2010/noticia.aspx?nid=57637

Um comentário:

  1. É isso aí! Na democracia temos que ter debates e ouvir as propostas e pensamentos de todos, pois é nesse momento que observamos sua postura e seu caráter.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...