quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS CONDENADA POR COAGIR FIEL A PAGAR O DÍZIMO


A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) foi condenada pela Justiça do Rio Grande do Sul a indenizar uma fiel em R$ 20 mil – diagnosticada com Transtorno Afetivo Bipolar, Silvia Massulo Volkweis entrou com uma ação por se sentir coagida a fazer doações à igreja em troca de “recompensas divinas”. Cabe recurso da decisão.

Segundo a Folha Online, a autora da ação disse que começou a frequentar diariamente a Iurd na época em que pagava por uma crise conjugal, que terminou com sua separação. Na época, Silvia penhorou joias e vendeus alguns para pagar o dízimo (10% dos rendimentos).

O tribunal calculou, com base nas declarações do Imposto de Renda, que o patrimônio de Silvia diminuiu cerca de R$ 292 mil – mas não há como provar que todo o prejuízo foi causado pelas doações à igreja. Ainda segundo o TJ, a fiel passava por tratamento psiquiátrico na época e, por isso, não tinha juízo crítico. Silvia alega que hoje vive de maneira “miserável” e pediu uma indenização por danos material e moral.

Na defesa, a Iurd alegou o direito constitucional à liberdade de crença, além da falta de provas de que Silvia realmente fez as doações para a igreja.

Histórico
O pedido de indenização havia sido negado em 2010 pela Justiça de Esteio. A ex-fiel recorreu e a 9ª Câmara Cível do TJ reformou a decisão. A relatora do recurso considerou que o Estado brasileiro é laico e, por isso, garante inviolabilidade de consciência e de crença. Mesmo assim, o Estado também garante aos cidadãos a jurisdição e, portanto, a igreja não está isenta de ser controlada pela Justiça.

Os desembargadores do processo acreditam que a igreja abusou do direito de receber as doações, recorrendo à coerção moral. Por isso, a igreja foi condenada a pagar indenização por danos morais – o pedido de dano material não foi aceito.

A Iurd informou que vai recorrer.

Fonte: Ipiaú Online



* OBSERVAÇÃO da Ovelha de Javé:
Sabemos que existem muitos Falsos “Pastores” e “Igrejas”, são verdadeiros Lobos em peles de Cordeiros!!!…mas devemos seguir em frente, pois o nosso alvo é JESUS!!! 

Um comentário:

  1. Ao longo da idade média, através das vendas de INGULGÊNCIAS a igreja católica, sem serimônia, vendia o perdão que supostamente garantia ao comprador um lote no céu. Através SIMONIA, a Igreja Católica negaciava objetos supostamente sagrados como: água do jordão, madeira da cruz de Cristo, leite da virgem maria etc.
    A Igreja universal, entre outras do ramo, movidos pela ganância e desonestidade, seguem com esta postura cínica, enganando e alienando os seguidores honesto e de boa fé e descaracterizando os principios de amor e justiça ensinados com o testemunho vivo de Jesus Cristo, este nunca negociou milagres ou a vida eterna em troca de riqueza, cargos e béns materiais.

    “Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens” Mateus 7:15.

    Albione Souza – Professor de História, Cristão e militante do PSTU.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...